top of page

Ecos
do
Antropoceno

Ecos do Antropoceno é o resultado de quase três décadas de trabalhos, aprendizados, estudos e reflexões do ambientalista Luiz Villares. Ele reuniu sua longa experiência que começa com a militância pela defesa do Parque Estadual de Ilhabela, passa pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, e chega à FAS (Fundação Amazônia Sustentável), a maior organização sem fins lucrativos no Brasil pela conservação da Amazônia, da qual foi diretor financeiro por 16 anos. 

Além de trazer um panorama atualizado (que inclui os resultados da recente COP30, realizada em Belém, em novembro de 2025) das grandes questões ambientais contemporâneas, Ecos do Antropoceno analista os fenômenos do aquecimento global, das catástrofes climáticas, do desmatamento e destruição da natureza, entre outros, pelo diapasão central da macroeconomia: sem transformações profundas nos modelos de crescimento econômico e na “financeirização” dominante na economia global, a transição imprescindível para um mundo sustentável não se realizará.

foto de João Farkas na contracapa do livro Ecos do Antropoceno.png

“Este é o paradoxo contemporâneo: quanto mais cresce o PIB global, mais crescem os desastres ambientais e ecológicos — e pior: em velocidade maior do que as soluções que poderiam mitigar os problemas”, afirma Villares.

A obra demonstra claramente e com abundância de números que investimentos em prevenção dos desastres ecológicos são mais baratos (e mais sensatos) do que os dispendiosos custos — em um cenário de Estados-nações endividados — de reparação desses desastres; e que, se uma parcela dos ainda gigantescos investimentos em fontes de energia fóssil ou em armamentos fosse empregada na transição para energias limpas, poderíamos atingir com mais celeridade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo o autor, “o mundo gasta mais de US$ 2,3 trilhões em armamentos. A metade desse valor seria mais do que suficiente para o financiamento das necessidades de adaptação climática no mundo.”

O livro

Ecos do Antropoceno é o primeiro livro lançado pela casa matinas, que se dedica a reedição de livros imperecíveis no sistema de impressão sob demanda (POD). A editora modificou seu projeto editorial pelas afinidades com as ideias defendidas no livro de Luiz Villares. Além de evitar desperdício de papel e de combustível fóssil na distribuição com o print-on-demand, a casa matinas usa o papel Polén Natural e a impressão em tinta a base de água. As capas minimalistas, o projeto gráfico limpo e a economia em uso de fontes tipográficas (criadas por artista tipográfico brasileiro) também foram pensadas para nos furtarmos aos esperdícios comuns na produção de livros. 

Lançamento da exposição São Paulo e a Emergência Climática, onde escreveu o texto para a T
Em Berlin, acompanhando manifestação de jovens, pela defesa do meio ambiente, 2022.JPG
Luiz escrevendo seu 1o livro Ecos do Antropoceno, em 2025.jpg
lv ecos.png

O autor

O autor

Luiz Villares inicia uma nova etapa de sua trajetória, depois de mais de 20 anos atuando no segmento ambiental.

Durante esse período ele marcou presença por sua visão forte e autêntica no debate sobre as questões do meio ambiente.

 

Ecos do Antropoceno não é sua primeira publicação, mas a primeira compilação de alguns dos textos que escreveu em 2025, organizados em um livro editado pela editora Casa Matinas, onde expressa seu posicionamento em rerelação ao período Antropocento, focando nas interferências negativas do homem no meio ambiente, as criese que o mundo inteiro enfrenta, para urgentes debates.

bottom of page